Elaboração e Implementação de Políticas públicas
De Quarta-feira 26 Maio 2021 -  14:00
Até Quarta-feira 16 Junho 2021 - 17:00

 Objetivo geral do curso:

O curso de Elaboração e Implementação de Políticas Públicas no Brasil aborda sobre as ações do Estado com o intuito de resolução de problemas e de atendimento de demandas sociais. Para tanto o curso baseia-se na exposição de pressupostos teóricos e de exemplos práticos aplicados à realidade brasileira e modelos internacionais.

 

Professor: André Galindo

Público Alvo: agentes públicos municipal, estadual e federal; sociedade civil em geral e interessados no tema

Modalidade: Não presencial

Plataforma: Microsoft Teams

Aulas: 4 aulas

Carga-horária por aula: 3 horas

Carga Horária o curso:12 horas

Vagas: 50

Dia da Semana: Quarta-feira

Cronograma: 26/05; 02, 09 e 16/06.

Horário: das 14h às 17h

 

 

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Aulas:

1ª Aula: Evolução do Papel do Estado

- Estado Liberal

- Estado de Bem-Estar Social

- Crise do Estado de Bem-Estar Social e o paradigma do Estado mínimo.

2ª Aula: Desenvolvimento do campo das políticas públicas.

3ª Aula: O Ciclo de Políticas Públicas.

4ª Aula: Abordagens para a análise de Políticas Públicas.

 

Bibliografia:

ARRETCHE, Teresa da Silva. Tendências no Estudo Sobre Avaliação. In: RICO, RICO, Elizabeth Melo. (Org.). Avaliação de Políticas Sociais: uma questão em debate. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Coleção Saraiva de Legislação. São Paulo: Editora Saraiva, 2013.

DRAIBE, Sônia Miriam. As políticas sociais brasileiras: diagnósticos e perspectivas. In: IPLAN/IPEA. Para a década de 90: prioridades e perspectivas de políticas públicas. Brasília: IPLAN/IPEA, 1990.

Elizabeth Melo. (Org.). Avaliação de Políticas Sociais: uma questão em debate. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

ESPING-ANDERSEN, Gosta. As três economias políticas do Welfare State. Revista Lua Nova, n. 24, 1991.

FREY, Klaus. Políticas públicas: um debate conceitual e reflexões referentes à prática da análise de políticas públicas no Brasil. In: Planejamento e Políticas Públicas. n. 21, jun. 2000.

JANNUZZI, Paulo de Martino. Indicadores Sociais: conceitos básicos para uso na avaliação e formulação de políticas. Campinas: Alínea, 2001. p. 11-63.

JANUZZI, Paulo de Martino. Indicadores socioeconômicos na gestão pública. 2. ed. Florianopólis: UFSC, 2012.

MARSHALL, Thomas Humprey. Cidadania, Classe Social e Status. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967.

MATUS, Carlos. Política, Planejamento e Governo. Brasília: IPEA, 1993.

PEZOTI. Rosangela. Políticas Públicas, intervenções urbana e participação social. no Brasil.

RUA, Maria das Graças. Políticas Públicas. 2. ed. Florianopólis: UFSC, 2012.

SANTOS, Maria Paula Gomes. O Estado e os problemas contemporâneos. 2. ed. Florianopólis: UFSC, 2012.

 

Avaliação:
A avaliação será realizada conforme participação dos alunos nas aulas.


Currículo dos professor:

André Galindo da Costa
Possui graduação em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Licenciado em Administração pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (2011). Mestre em Ciências no Programa de pós-graduação em Mudança Social e Participação Política da Universidade de São Paulo (2014). Fez curso de extensão em nível de mestrado em Desenvolvimento Humano Sustentável pela Università Degli Studi Milano Bicocca, de Milão, Itália (2015). Especialista em Gestão Pública Municipal na Universidade Federal de São Paulo (2017). Doutor em Ciências da Integração da América Latina na linha de Pesquisa de Sociedade, Economia e Estado na Universidade de São Paulo.

 

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